Em Fernando de Noronha

Em Fernando de Noronha
Morro Dois Irmãos, o mais famoso cartão-postal de Noronha. Um paraíso

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A gigantesca e impressionante China

Hoje temos em nosso blog a primeira postagem "intercontinental". Amigo dos tempos beeeeeeem antigos, o Jacques (Armindo Jacques dos Santos, mas poucos o conhecem pelo primeiro nome) me mandou algumas fotos de uma viagem que ele fez pela China e um texto com algumas impressões deles sobre o país. Gostei muito da maneira como ele descreve o lugar. Espero que vocês também curtam.

Fotos na Muralha da China.
Não poderia faltar, não é mesmo?
 Todos falam que Paris é a cidade dos sonhos, e é muito bonita mesmo. Mas, culturalmente, a China é que é a "experiência" mesmo.

Primeiro,  quase tudo que se ouve no Brasil sobre pobreza, sujeira, falta de educação, etc não é verdade.





Comidas exóticas?
Bom... As comidas são apimentadas e diferentes, então se passa fome antes de se adaptar, mas aqueles escorpiões, cobras, baratas, gafanhotos, cavalos-marinhos e outros bichos você só encontra em lugares específicos, não é comum.

Shangai impressionante
Shanghai é, talvez, hoje a cidade que mais cresce no mundo. Já tem 15 milhões de automóveis e os prédios que surgem todos os dias são de uma beleza arquitetônica impressionante. As pessoas são receptivas, alegres e educadas.

Marcando presença com a camiseta do Brasil

A moderna e cultural Beijing (ex Pequim)
Beijing é uma cidade moderna também (não tanto quanto Shanghai), mas tem muito mais história. A cidade proibida, o Lama Temple, a praça da paz celestial, os museus... tudo gigante.


Paradinha para uma oração

No centro do país, Wuhan
Wuhan é uma cidade no centro do país (ela forma junto com Beijing e Shanghai um triângulo geográfico e cada aresta tem 2000 quilômetros). Tem 9 milhões de habitantes (parece que nenhuma cidade lá tem menos de 1 milhão) e se percebe as pessoas trabalhando felizes (das 8h às 17h), os shoppings e parques lotados, a universidade com 20 mil alunos estudando em tempo integral.

No fundo, a bandeira chinesa

Eles conhecem a própria história
Conversei com umas amigas que parecem saber tudo de história chinesa (mais de 5 mil anos) enquanto no Brasil, os estudantes não sabem quem foi D. Pedro I.

O dinheiro
Um brasileiro na China com dinheiro nosso é quase um milionário. Numa noite de muita fome e vontade de comer algo saboroso, fui ao Mc Donald´s e disse: "Me dá um nº 1, um nº 3, um chocolate quente (tava muito frio em dezembro), um Mc Lanche Feliz e duas sobremesas de abacaxi. A conta: 30 Yuans (equivalente a R$ 7), mais ou menos o preço que se paga pra andar de táxi por uma meia hora.

O difícil mandarim
Falar e escrever mandarim? Esquece... Tentei muito, mas é difícil. Me correspondo por e-mail com algumas amigas de lá e ainda aprendo um pouco mais pela internet, mas requer muita dedicação.

Será que ele entendeu o que as chinesas falaram




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste texto? Faça seu comentário!