Em Fernando de Noronha

Em Fernando de Noronha
Morro Dois Irmãos, o mais famoso cartão-postal de Noronha. Um paraíso

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Montevidéu e otras cositas mas...

Palácio Salvo: já foi o maior da América do Sul
Minha prima Carolina Pacheco fez uma viagem que eu quero muito fazer: foi de carro, de Porto Alegre à Montevidéu passar uns dias com os hermanitos de la República Oriental del Uruguay. Além da Capital, esteve em algumas praias ao longo do caminho. Espero que gostem das impressões da prima sobre a viagem. E não deixe de mandar também fotos e comentários de tua viagem! Boa leitura.

A agradável Capital Uruguaia

Saímos de carro de Porto Alegre com objetivo de conhecer Montevidéu e o litoral Uruguaio. Partimos de Porto à meia noite e chegamos a Montevidéu ao meio dia.Voltamos pelo litoral, passando pelas praias de Piriapólis, La Paloma e Punta Del Este. Conhecemos também o forte de Santa Tereza, localizado na cidade de Castilhos no Parque Nacional de Santa Tereza. E, é claro, passamos no Chuí para fazer umas comprinhas. Foram sete dias inesquecíveis! Foi ótimo para conhecer uma nova cultura, outra culinária... Foi uma experiência muito bacana. Pretendo um dia voltar.

Cadê os hermanos?
Para conhecer a cidade, fomos de ônibus e caminhamos bastante. Até porque o trânsito lá não é muito bom, parece aquele da China que vemos na televisão. Isso que a cidade é pequena.
Nos hospedados em um hotel no Bairro Ciudad Vieja. Como o nome já diz, o bairro é composto por prédios antigos e as ruas parecem “ruelas”, são bem estreitas e algumas um pouco desertas. Minha primeira impressão quando começamos a conhecer o bairro foi de estar no Centro de Porto Alegre. Aliás, Montevidéu lembra muito a Capital Gaúcha.


Monumento ao herói deles, o Artigas
O Palácio Salvo, reconhecido pela sua arquitetura, já foi considerado o prédio mais alto da América do Sul. Fica no Centro Velho da Capital Uruguaia, na Plaza Independência. Nesta mesma praça, está localizada uma estátua em homenagem ao General Artigas, herói da independência do País. Abaixo da Plaza Independência encontra-se o Mausoléo inaugurado em 1977, onde estão guardado os restos mortais do general Artigas, sendo vigiado pela Guarda Nacional.

Quem gosta de futebol pode conhecer o Estádio Centenário e o Museu do Futebol localizado no local. 

Não deixe de colocar seu cadeado também
No centro de Montevidéu, na Avenida 18 de Julho, existe a “Fuente de los Candados” (fonte dos cadeados). A lenda diz que se colocar um cadeado com as iniciais dos nomes de duas pessoas que se amam, elas voltarão juntas pra visitar a fonte e o amor durará para sempre. Igual a Ponte des Arts, atrás da igreja de Notre Damme, em Paris. Costumes que se repetem pelo mundo...

Quando for à Montevidéu, se acreditar na lenda, deixe seu cadeado e, se retornar, tente achá-lo junto a tantos outros, de casais românticos que não querem se separar...



E para comer...

Mercado Público: hora de experimentar a gastronomia
No Mercado Del Puerto, podemos experimentar a Parrillada uruguaia. Não tenho boas lembranças. Prefiro o churrasco Rio Grande do Sul e o bom peixinho de Santa Catarina. 

Só gostei do tal do Chimichuri, é um molho picante que serviu para amenizar o gosto dos diversos pedaços do boi que compõe a tal Parrillada. Como estava lá para conhecer a culinária do local, me prestei a experimentar o Cinchulin (intestino assado). A aparência não era lá muito boa e nem com o molho picante não desceu. É, realmente, muito ruim.

Ainda falando da gastronomia uruguaia, encontramos o Chivito, uma espécie de sanduíche gigante e o Pancho, que é um pão com uma salsinha. Para quem for a Montevidéu, uma dica: peça um prato para três pessoas, pois é tudo exagerado. Senti muita falta do bom arroz e feijão brasileiro. Lá não tinha feijão e o arroz era muito ruim.

Na linha de cervejas - para quem conhece e aprecia uma boa cerveja  e for a capital uruguaia- , não deixe de experimentar a Patrícia. Na minha avaliação, é a melhor cerveja. 

Parrillada: não agradou muito
Chivito: quem encara um sozinho?



Las playas

A praia de Piriapólis, por ser o mês de março, estava quase deserta. Não estava totalmente porque estávamos nós, alguns cachorros e idosos por lá. Dizem que no Verão é lotado e no Carnaval é muito bom. É uma praia pequena, mas aconchegante. Como atração tem um teleférico, o Puerto de Piriápolis, localizado no Rio La Plata, no departamento de Maldonado, e um mega bingo, no Hotel Argentino. No porto, pudemos apreciar um lindo pôr-do-sol.

Casapueblo: Tradição e uma bela vista
Antes de chegarmos em Punta Del Leste, paramos na Casapueblo, antiga residência de Verão do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, localizada em Punta Ballena. Agora é uma cidadela-escultura que inclui  museu,  galeria de arte e o Hotel Casapueblo. A vista que se tem do mar de lá é maravilhosa.


Imagina o tamanho do gigante que está aí enterrado!
Na praia de Punta del Leste é tudo muito bonito, chique... e caro. Mas conseguimos achar um hotelzinho baratinho para passa a noite. Uma das atrações da praia é Monumento Los Dedos. Não precisa dizer muito, basta olhar a foto para entender. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste texto? Faça seu comentário!