Em Fernando de Noronha

Em Fernando de Noronha
Morro Dois Irmãos, o mais famoso cartão-postal de Noronha. Um paraíso

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Bleu, Blanc, Rouge

 
O famoso e fotografado Louvre e o nem tão famoso,
mas muito fotografado Jacques

Meu amigo Jacques, que já havia me mandado fotos e um textinho interessante da China, agora colabora novamente com o nosso blog, com imagens e seus comentário de viajante atento sobre Paris, o destino turístico mais apreciado do mundo inteiro. Espero que gostem. Eu gostei.


Ao contrário do que falei da China, o custo de se viver ou passear em Paris é altíssimo. Subir na torre Eiffel ou no Arco do Triunfo: 15 Euros. Os outros lugares: em torno de 10 euros. Um almoço, então, nem se fala... Se tiver carne, vai a 70 euros tranquilo, tranquilo...

Paris Velha, como é chamado o antigo centro, é bem pequena. Mesmo assim, conta com 265 estações de metrô. Você olha para o lado e vê uma entrada para o metrô (chega a ter uma de cada lado da rua.)

Saint Madeleine (quem será o papagaio de pirata?)
É apenas uma comodidade, porque as coisas são todas pertinhas umas das outras.Num sábado eu saí do hotel caminhando e fui a pé, por ordem: Ópera Garnier, Gallerie Laffayete, Museu do Louvre, Catedral de Notre Dame (tá...essa fica contramão), voltei por um enorme jardim que não lembro o nome, passei pelo Louvre novamente, Obelisco Central (monumento à queda da Bastilha), Catedral de Saint Madeleine, atravessei a Avenida Champs Elysées, fui ao Arco do Triunfo, depois até a Torre Eiffel. Tudo isso parando e admirando. Levei umas sete horas, mas não andei mais do que cinco quilômetros.


Pose no Rio Sena
Outro lugar legal é a Catedral de Sacre Creur, mas essa é melhor ir de metrô. Ela fica perto do Stade de France, onde foi o final da copa de 1998. E para ter uma visão diferente, uma sugestão é um passeio de barco pelo Rio Sena. Custa nove euros e atravessa a cidade.
Se você pretende fazer uma viagem para a Europa, indico Paris. Em poucos dias, se conhece tudo e ainda pode se dar um pulinho em Londres pelo Eurostar, trem que atravessa o Canal da Mancha.


Champs Elysés Avenue


Jacques e Napoleão no seu mausoléu (do Napoleão,
que, vamos combinar, está caidaço nessa foto)

2 comentários:

  1. Tá aí uma cidade famosa que também quero conhecer um dia. No post enviado pelo amigo Jacques faltou a foto daquela torre, uma torrezinha que quase ninguém conhece... rsrsss

    Mas deve ser uma experiência interessante conhecer Paris.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Esse Napoleão pançudinho lembra você Dj

    ResponderExcluir

O que você achou deste texto? Faça seu comentário!